fbpx
Vender fiado compensa

Vender fiado é quase sempre a origem dos calotes, que são geralmente o principal motivo de “falência” da maioria das sacoleiras iniciantes.

Infelizmente tem gente que acha que vender fiado compensa, que seus clientes são corretos e pagam direitinho, até levar o primeiro tombo, é claro!

Muitas vezes para não perder a amizade, é comum as sacoleiras venderem fiado para sua amigas, que por sua vez indicam outras amigas (que também desejam comprar para pagar depois).

Infelizmente, nem todos enxergam que esse é seu trabalho e seu sustento, que se sacrificou financeiramente para comprar suas mercadorias, tirando proveito dessa situação para aplicar golpes. Por isso, procure vender somente através de sua maquininha de cartão de crédito ou receber o pagamento em dinheiro vivo.

É fundamental evitar todo tipo de risco, abortando definitivamente vendas no fiado, cheque ou boleto. Não existe fórmula mágica de como evitar calotes correndo riscos.

Não é segredo pra ninguém que sempre existe uma laranja podre em toda família e círculo de amizades, e para se proteger de calotes, não abra exceção para ninguém, por mais próximo que seja. Se você já costuma vender fiado, é possível que essa laranja podre esteja mais próxima que você imagina, esperando a brecha para lhe aplicar um belo golpe!

Se você faz vendas fiado para determinado cliente, este lhe indicará para outros dizendo que você parcela. Aí ficará difícil, pois se recusar vender a prazo para alguns enquanto facilita para outros, estes irão levar para o lado pessoal.

Dessa forma, para não perder a amizade, muitas sacoleiras caem nessa armadilha, mas cedo ou tarde o golpe virá de quem você menos imagina! Amigos amigos negócios à parte, não é mesmo?

Um bom pagador hoje não necessariamente será bom pagador amanhã. Se isso fosse verdade, nenhuma empresa que vende a prazo no boleto sofreria com inadimplência, já que todas fazem a análise de crédito dos clientes. Por isso, é importante evitar vender na base da confiança mesmo para clientes antigos!

Muitos caloteiros começam pagando direitinho para ganhar confiança e com o tempo, passarão a comprar cada vez mais, lhe aplicando um calote dos grandes cedo ou tarde. Nesse caso, é preciso sempre tomar muito cuidado mesmo com pessoas próximas!

Uma das melhores dicas para evitar calotes é não se apegar ao status social das pessoas para dar confiança. Evite vender fiado a todo custo, pois caráter e controle financeiro não se mede por perfil algum!

Assim como existem pessoas humildes que pagam certinho e as caloteiras, muitas pessoas ostentam gastando o que não tem, perdendo o controle das finanças cedo ou tarde, e pagar as compras que fez no fiado será sempre a última prioridade.

Além disso, a maioria dos clientes caloteiros fingem ser o que não são, e ter o que não têm para agir de má fé. Tenha sempre muito cuidado!

Evite vender fiado sem perder seus clientes

Independente de você saber como cobrar o fiado ou não, o correto é abolir esse modelo de vendas de uma vez por todas o quanto antes. É possível vender de forma segura sem perder seus clientes!

Entretanto, muitas sacoleiras e revendedores não sabem como acabar com o fiado, pois já acostumaram mal seus clientes. Por isso, separamos algumas dicas sobre como você deve se justificar com seus clientes, e evitar as vendas fiado sem perder a amizade:

  • diga para seus clientes que você confia neles, mas que infelizmente está sem capital de giro, e precisa do retorno imediato para comprar novas mercadorias;
  • use o preço baixo como argumento de que não possui margem para vender a prazo, que vende barato com lucros bem baixos para favorecer seus clientes;
  • para facilitar o pagamento para seus clientes, venda somente através de sua maquininha de cartão de crédito. Lembrando que para isso é fundamental ter um CNPJ, mesmo que seja como Microempreendedor Individual, e emita sempre a Nota Fiscal!

Como podem ver, não adianta vender muito e para muitos clientes se você não tem garantia alguma de que irá receber.

Além disso, não é preciso utilizar nas redes sociais aquelas frases para não vender fiado como nos comércios, mas você também não precisa se arriscar para agradar a todos!

É possível se preservar e conscientizar seus clientes de maneira educada, e utilizar de meios seguros para facilitar o pagamento e fazer suas vendas crescerem de maneira segura e sustentável. Com isso, sua clientela irá crescer cada vez mais, e você só irá prosperar!

Se você deseja revender roupas mas não sabe onde comprar, solicite GRATUITAMENTE a nossa Lista de Fornecedores de Roupas clicando no botão abaixo:

 

 

 

Precisa de ajuda, ou tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat