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O que são Personas

Personas é o conceito aplicado no desdobramento do público alvo de sua loja, ou seja, a definição dos perfis de clientes mais comuns que você atende em sua revenda de roupas.

Quando se fala de público alvo, se refere à um grupo de pessoas que você deseja atingir em seu comércio, com diversos perfis de cliente. Assim, podemos classificar esses perfis através de suas personalidades, preferências e necessidades, criando assim públicos mais específicos, conhecidos como “personas”.

Dessa forma, tendo em mãos as personas para as quais deseja vender, é possível adotar estratégias mais personalizadas em marketing e vendas, agradando diversos perfis de clientes.

O conceito de persona é algo que deve ser trabalhado desde a abertura de uma loja de roupas, e trabalhado continuamente através do feedbacks dos clientes junto aos vendedores.

Assim, é de suma importância que você esteja sempre bem próximo de seus vendedores, incentivando-os à participarem desse estudo. Dessa forma, os vendedores terão como papel não somente lhe repassarem as necessidades e gostos dos clientes, mas também quem são esses clientes, como se comportam e o perfil de cada um deles.

Com base nessa informações, crie anotações ou planilhas no Excel para cruzar os feedbacks e os perfis dos clientes mais comuns. Dessa forma, você terá em mãos as personas mais comuns para sua loja de roupas!

Com isso, procure dar uma ênfase maior para essas personas, pois representam a maior parte do seu público alvo!

Criar personas através do Mapa da Empatia

O Mapa da Empatia é uma ferramenta utilizada para criar personas com base em seus sentimentos. Através dele é possível oferecer produtos e atendimentos mais personalizados, com base nas preferências do cliente.

Como o próprio nome já diz, o principal objetivo do Mapa da Empatia é se colocar no lugar de suas personas, entendendo melhor seus sentimentos, o que querem e o que precisam.

Assim, ao se colocar no lugar de suas personas, é possível entender mais à fundo do que gostam, do que precisam, e até mesmo porque se comportam de determinada maneira.

Com isso, você praticamente “entra na mente” de suas personas, podendo usar isso à seu favor para aumentar suas vendas de roupas!

Como fazer um Mapa da Empatia na prática

Talvez você esteja achando esse assunto um tanto quanto complicado, mas iremos te mostrar alguns exemplos de como isso pode ser feito de forma bem simples!

No exemplo abaixo, iremos apresentar diversos pontos contraditórios pra você ver que as características de cada persona variam muito, mesmo em um esboço simples. Por isso, ao contrário de como iremos fazer, ao criar seus mapas da empatia utilize uma única persona por mapa!

Personas e mapa da empatia

Conforme ilustrado na imagem acima, esse mapa é composto de 6 campos sobre as personas que compram de sua loja.

Assim, iremos exemplificar com algumas respostas aleatórias. Entretanto, ao criar suas personas, utilize como respostas os feedbacks que seus clientes passam no dia a dia para seus vendedores, ok?

 

Exemplo de Mapa da Empatia
O Que Pensa e Sente?

  • Como se sente em relação à sociedade e às outras pessoas;
  • Suas preocupações;
  • Seus sonhos
  • Em que acredita
Acredita que deve estar sempre linda e elegante
Precisa de roupas mais baratas pra não estourar o orçamento
Qual sua religião
Torce pra algum time de futebol
Qual o seu ponto de vista político

O Que Vê?

  • Como vê o mundo
  • Como são seus familiares, amigos e pessoas próximas
  • Como é o seu dia a dia e quais ambientes frequenta
Amigas bem vestidas
Amigos ostentando com as grifes da moda
Familiares em dificuldade financeira
Vizinhos comprando roupas baratas com ótima qualidade

O Que Ouve?

  • Quem possui influência sobre elas;
  • Suas marcas favoritas;
  • Seus ídolos e heróis;
  • Quais programas assiste ma TV;
  • Quais páginas segue na internet.

Assiste séries e filmes na Netflix e canais pagos

Assiste programas de TV aberta

Ouve que precisa lutar por seus sonhos e construir um futuro melhor

Ouve que o importante é curtir a vida e viver o hoje

O Que Fala e Faz?

  • O que costuma falar;
  • Como se comporta;
  • Como costuma reagir frente à diversas situações;
  • Quais seus hobbies e hábitos

Usa roupas simples

Está sempre com as roupas da moda

Valoriza status

Valoriza equilíbrio financeiro

Suas Dores

  • Quais seus medos, frustrações e obstáculos

Quer estar sempre com o closet atualizado, vestida com os looks do momento

Quer comprar as mesmas marcas que os famosos ostentam

Quer roupas baratas, pois deseja ou precisa economizar

Suas Necessidades

  • Onde ela quer chegar;
  • O que poderia satisfazer suas necessidades;
  • O que acabaria com os seus problemas.

Precisa de uma loja que venda looks lindos, seguindo as tendências de moda

Precisa de um outlet que venda as grifes mais badaladas do momento

Precisa de uma loja que venda roupas bem baratinhas, mas com qualidade aceitável

Assim, com base nas informações que levantar, poderá criar suas personas usando até mesmo fotos, nomes e idades fictícios. Com isso, repasse essas informações para seu time de vendas, pois é essencial a participação deles!

Com isso, a tendência é que sua loja esteja cada vez mais alinhada com as preferências do seu público, aumentando as vendas cada vez mais!

Para maiores informações sobre como revender roupas e ganhar muito dinheiro, entre em contato conosco através do WhatsApp (11) 94737-0003, ou clicando no botão abaixo:

 

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