Como montar uma loja de roupas que dá lucro

Ao montar uma loja de roupas, saiba como dar o primeiro passo! Seguem abaixo algumas dicas:

  • Analise seu público alvo;
  • Selecione seus fornecedores;
  • Procure um contador para tirar seu CNPJ;
  • Defina quanto irá investir na montagem de sua loja;
  • Defina suas margens de lucro;
  • Faça um projeto de decoração da loja;
  • Defina suas estratégias de marketing;
  • Crie uma estratégia de atendimento.

Para te ajudar, neste artigo iremos te dar o passo a passo sobre como montar o plano de negócios de uma loja de roupas do zero! Mas é bom separar papel e caneta pra anotar todas as dicas! Essas informações valem mais que uma consultoria, além de serem totalmente grátis!

Como definir o público alvo ao montar uma loja?

Público alvo para lojas de roupasPara empreender no ramo de confecções não basta ser criativo ou empreendedor, é necessário também ser bastante analítico quanto ao seu público alvo, com foco na construção de personas!

Faça uma pesquisa de mercado bem detalhada, levando em conta o poder aquisitivo médio, e os hábitos de consumo da comunidade onde sua loja física será inserida. Somente assim poderá oferecer um atendimento personalizado para os clientes de sua loja!

Para definir seu público alvo, é necessário levar em conta alguns pontos:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Cultura;
  • Classe Social

Análise Sócio Econômica

Ao fazer um estudo de mercado, um dos itens mais essenciais é fazer análise do poder sócio econômico dos habitantes em sua região.

Muitos aspectos devem ser levados em conta, como profissão e atividade econômica.

Há alguma empresa grande, que pague bons salários em sua cidade ou alguma atividade bem remunerada que gere renda para várias pessoas em sua região?

Com base na renda média dos habitantes locais, deduza qual o valor máximo eles pagariam por uma peça de roupa, buscando assim fornecedores que atendam essa faixa máxima de preço.

Por exemplo, se seu público pagaria até 50 reais em uma peça de roupa, se você trabalha com lucros de 100%, deverá buscar por peças de até 25 reais no atacado.

Analise por exemplo se onde vai montar sua loja é um bairro pobre ou classe média alta, se é uma favela ou comunidade, e se está localizado em uma área urbana ou rural.

Foque sempre no público que representa a grande maioria da população, mantendo assim um melhor volume de vendas.

Qual o tipo de loja devo montar?

Qual tipo de loja devo montarApós fazer uma breve análise dos diferentes públicos alvo de sua região, agora é hora de usar essas informações para definir qual o tipo de loja irá montar!

Além disso, leve em conta também com qual público você tem mais afinidade! Você tem que saber falar a língua do seu público, e deve levar isso em conta desde o planejamento de sua loja, até suas ações de marketing e promoções!

Sua loja tem de ter a cara do seu público! Da mesma forma que é impossível haver um relacionamento entre duas pessoas que não se identificam, é mais difícil ainda vender para um cliente que não se identifica com sua loja!

Não adianta você tentar convencer seu cliente de que seu produto é o melhor, você tem de fazer o seu produto ser o melhor e adequar sua loja para que o cliente se identifique e se sinta atraído a entrar nela pra conhecer.

Onde Encontrar Fornecedores de Roupas?

Fornecedores de roupas para lojas no atacadoNo comércio de roupas, a alma do negócio é ter mercadorias de qualidade e preços surpreendentes para seus clientes! É muito importante buscar por fornecedores confiáveis e com preços acessíveis no atacado!

Para isso, elaboramos vários textos sobre os principais polos atacadistas do Brasil.

Para maiores informações sobre onde comprar roupas para revender em sua loja, entre em contato conosco através do WhatsApp (11) 94737-0003, pelo Facebook Messenger ou clicando no link abaixo:

Acesse também nossa página no Facebook e o canal no Youtube clicando nos links abaixo:

Tirar o CNPJ de Loja de Vestuário

Como tirar o cnpj de vestuário para loja de roupasAo montar uma loja de roupas, uma das questões fundamentais é definir qual será o tamanho de sua loja para tirar um CNPJ mais adequado ao seu volume de vendas.

Para lojas de roupas pequenas, com faturamento médio de até 5000 é possível tirar um CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual) em categorias voltadas ao comércio de vestuário. Já se sua loja faturar mais que isso, o ideal é tirar o CNPJ como ME pelo Simples Nacional.

Por isso, é sempre recomendável fazer uma boa consultoria com o Sebrae de sua cidade e pedir conselhos ao seu contador, que poderão orientá-lo da melhor maneira possível.

Quanto vou gastar para montar uma loja de roupas?

Quanto vou gastar para montar uma loja de roupasIsso vai depender muito do tamanho da sua loja. Para quem está começando é recomendável começar com espaços pequenos e bem aconchegantes.

Dessa forma, com apenas 10 mil reais em mercadorias (ou até menos) é possível abastecer o estoque de uma loja, sem deixá-la com aspecto de vazia.

Entretanto, ao abrir uma loja, o orçamento para o estoque deverá atender não somente ao tamanho da loja, como também o preço de atacado que irá pagar ao fazer suas compras nos fornecedores de roupas.

Onde conseguir dinheiro para montar minha loja?

como obter empréstimoO ideal é começar seu próprio negócio tendo um capital mínimo de giro e não dívidas!

Mas se pretende obter um empréstimo para abrir um negócio próprio, procure o Sebrae de sua cidade para orientá-lo quanto aos riscos disso.

Procure por empréstimos de bancos como o Banco do Povo, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil que possuem linhas de crédito com juros mais baixos para empreendedores.

Uma outra maneira de começar a vender roupas com pouco dinheiro é iniciar suas vendas como sacoleira ou autônomo, ou montando uma loja virtual, tirando um CNPJ como MEI e sem a necessidade de pagar aluguel de um ponto comercial.

Além de evitar fazer grandes dívidas, uma das grandes vantagens de começar vendendo roupas porta a porta (ou pela internet) é que você adquire mais conhecimento a respeito do negócio que você quer montar.

Assim, qualquer erro que você cometa por falta de experiência é facilmente contornado, sem grandes prejuízos, ao contrário de quando você injeta grandes investimentos em seu negócio logo no início!

Ao abrir loja de roupas, como prever o faturamento mensal?

previsão de faturamento mensalÉ um tanto quanto complicado dizer quanto fatura uma loja de roupas, independente de seu tamanho!

Isso depende da concorrência local, condições sócio econômicas dos seus clientes, e como sempre dissemos desde o início, se acertou seu público alvo “na veia”!

Além disso, diversos outros fatores influenciam no faturamento de uma loja, especialmente no que diz respeito à qualidade das mercadorias, preço, concorrência, formas de divulgação e gestão financeira.

Não gaste todo o seu capital em mercadorias ou na estrutura da sua loja. Isso é suicídio, um verdadeiro tiro no pé!

O ideal é que você tenha um capital de giro que corresponda no mínimo 70% do que você tem em mercadorias para a manutenção da sua loja, pagar funcionários e fazer compras de reposição.

Qual a margem de lucro em uma loja de roupas

calcular margem de lucro roupasAntes mesmo de definir sua margem de lucro, deve-se ter em mente não apenas o custo de suas roupas, como também o custo para manter sua loja (aluguel, água, luz, internet, funcionários) e acrescentar essas despesas ao valor de atacado das mercadorias, de maneira proporcional.

Dessa forma, não é possível descrever com a exatidão qual a porcentagem ou qual a margem de lucro ideal para revender roupas.

Isso vai depender muito de sua estratégia em ter altas margens de lucro ou vender grandes volumes para ter sempre novidades para os clientes, o que torna mais fácil dominar seu mercado e fidelizá-los!

Mas antes de definir qualquer tipo de estratégia mais ousada, é necessário uma boa gestão financeira dos gastos de sua loja.

Não adianta ter altas margens de lucro se sua loja vende muito pouco, nem é possível ser agressivo demais nos preços se você nem sabe ao menos o custo de manutenção de sua loja e o quanto deve lucrar.

Estratégias mais ousadas só são recomendadas para lojistas mais experientes, não é para amadores!

Não caia na crença de que o importante é lucrar muito em cada peça de roupa, nem que o importante é vender barato para vender muito, e ganhar no giro!

Para que suas estratégias funcionem você dependerá de diversos fatores externos que fogem do seu controle, mas que terá de se adequar a eles.

Dentre esses fatores estão por exemplo o seu público alvo, localização do seu ponto comercial, se há um grande fluxo de pessoas, valor do aluguel, concorrentes, etc.

Para iniciantes, eu sempre recomendo iniciar com uma margem de lucro de 100% do valor pago no atacado, mais os custos.

Assim, ao adquirir mais experiência, você poderá ter margens de lucro maiores ou menores, com base no custo estrutural de sua loja e no volume de vendas.

Como decorar uma loja de roupas

como decorar uma loja de roupasDecorar um loja de roupas, especialmente com pouco dinheiro, é um desafio para qualquer lojista. Entretanto, com um pouco de criatividade você consegue deixar sua loja linda gastando muito pouco!

Antes de iniciar um projeto de decoração, independente de ter algum profissional te ajudando ou não, é necessário definir o conceito de sua loja e o perfil dos seus clientes.

Com esses estudo em mãos, pesquise no mercado as opções de decoração que caibam em seu orçamento. Na dúvida, contrate ou arquiteto para auxiliá-lo!

Onde comprar móveis, araras, manequins e acessórios para montar uma loja

Araras, manequins e acessórios para lojas de roupasAo montar uma loja, a escolha de móveis, expositores, araras e manequins deve ser feita com muito capricho.

São essas peças que irão “oferecer” as roupas para o cliente de dar aquele charme para o ambiente da sua loja!

O ideal, é claro, é comprar tudo novo, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

Para quem não tem muito capital disponível, o ideal é que compre essas peças em lojas de móveis usados, localizados em várias cidades do país.

Assim, ao adquirir equipamentos usados, aposte na restauração dos mesmos pintando-os com tintas spray.

Essa é uma excelente opção para deixar tudo novinho, personalizando as peças de maneira à harmonizar com o ambiente e a decoração de sua loja.

Mas se você quer e pode comprar tudo novo, o melhor lugar pra você ir é na Rua João Teodoro no Brás em São Paulo.

Lá você encontra várias lojas, uma ao lado da outra, com diversas opções de qualidade e preço baixo.

Como Divulgar Minhas Loja de Roupas?

Como divulgar uma loja de roupasExistem diversas maneiras de divulgar uma loja de roupas e as mais utilizadas são: tv, rádios, revistas, jornais locais, e principalmente redes sociais como Facebook e Instagram.

Para fazer propaganda de sua loja de roupas, não é necessário gastar grandes valores, pois você pode apostar inicialmente somente em recursos gratuitos!

Basta ter uma página no Facebook, ou perfil no Instagram, bem montados, com textos chamativos e fotos bem tiradas para divulgação.

Assim, para atrair clientes para sua loja, é essencial sua presença nas redes sociais.

Além disso, é muito importante que sua loja apareça nos resultados de pesquisa do Google para os moradores da região! Por isso, é essencial fazer um anúncio no Google Meu Negócio, que é um serviço 100% gratuito do Google.

Com isso, além de aparecer nos resultados de pesquisa do Google, as pessoas podem encontrar sua loja também em aplicativos de GPS.

Mas se quiser acelerar suas divulgações, o recomendável é investir em impulsionamentos em sua página do Facebook, especificando para entregar o anúncio nas adjacências do bairro onde sua loja está localizada.

Se usada com sabedoria, essa ferramenta irá fazer com que sua loja se torne bastante conhecida em sua região em pouquíssimo tempo!

Como Fidelizar Clientes Em Minha Loja de Roupas?

Como fidelizar clientes em uma loja de roupasPara fidelizar clientes em sua loja, irei apresentar um pequeno truque que além de fidelizar, irá multiplicar a quantidade de clientes em pouquíssimo tempo!

Ah, e não se esqueça que não terá de gastar um único centavo, ok? 😉

Conforme eu disse anteriormente, é imprescindível ter uma página no Facebook bem montada, e isso será fundamental para essa nossa estratégia!

O que irei sugerir é bem simples: no caixa da loja, ao efetuar o pagamento, ofereça um desconto de 5% para o cliente que fizer uma marcação em sua página no Facebook através de seu perfil pessoal!

Dessa forma, além de fidelizar seu cliente com o desconto, essa marcação ficará visível em seu perfil pessoal para no mínimo 100 amigos.

Com isso, esses amigos por curiosidade irão acessar a página de sua loja, curtir, e posteriormente se interessar por alguma promoção que publicar. Muito fácil, não é mesmo?

Se souber explorar esse recurso, as vendas em sua loja irão aumentar, engolindo a concorrência, e se tornando altamente conhecida nas redondezas!

Vale a pena comprar uma franquia?

Franquia de loja de roupasMontar uma loja de roupas de franquia pode parecer vantajoso à princípio, mas como pudemos ver pela crise no país, se não for de uma marca com forte presença no mercado e preços acessíveis para o público, corre sim o risco de quebrar!

Além disso, o método de gestão de uma franquia e muitas vezes engessado, e as roupas um pouco caras, o que muitas vezes impede o lojistas de crescer e aumentar suas vendas.

É o típico negócio onde quem ganha dinheiro é só quem vende a franquia, infelizmente.

Assim, o ideal é criar uma loja com identidade própria, e autonomia para aproveitar as boas oportunidades no mercado de roupas no atacado!

Sigam todas essas dicas que lhe passamos, e se desejar algo mais sofisticado, contrate um arquiteto ou designer para desenvolver um projeto de decoração e identidade visual para sua loja.

Dessa forma, você terá uma loja linda e com identidade própria, altamente lucrativa, e com grandes chances de um dia crescer para montar sua própria rede de lojas!

Montar uma lojas de roupas vale a pena?

Vale a pena montar uma loja de roupas?Talvez esteja se perguntando se montar uma loja de roupas realmente é pra você, se irá conseguir chegar lá com seu grau de escolaridade, ou condição financeira.

Mais importante que o tamanho do seu negócio ou de suas condições atuais, é o tamanho do seu sonho!

Assim, sonhar e trabalhar duro pra isso é o que define seu potencial de crescimento. E para tornar isso real, vai depender da maneira que você faz seu planejamento de marketing e mercado, e principalmente a administração das finanças.

Em qualquer cidade, é muito comum se ver muitas lojas grandes fechando, enquanto muitas pequenas crescendo, se multiplicando, e às vezes até se expandindo à ponto de se tornarem grandes redes de lojas.

A grande verdade é que um pequeno lojista, independente de sua escolaridade, e mesmo os de origem mais humilde, pode e deve ter muito potencial de crescimento.

Todo lojista, sacoleira, ou vendedor de roupas deve ter um pensamento inovador e de futuro, assim como os empreendedores que fundam pequenas startups e ficam ricos em pouco tempo.

O que são startups?

O que é uma startupSe você não sabe o que é uma start up, é um tipo de empresa que nasce a partir de ideias de negócios inovadores, e muitas vezes com poucos recursos.

Em uma start up se preza muito por idéias criativas e sustentáveis para o negócio crescer, mesmo com o orçamento limitado. O mais importante é inovar, saber gerar riscos, aprender com os erros corrigindo-os rapidamente, visando um crescimento rápido e em grande escala, com um faturamento líquido que a torne extremamente lucrativa.

Tudo bem se você não entendeu muito bem sobre esse assunto por ser um pouco mais técnico!

Mas o que eu quero passar pra você é que em tudo na vida, mais importante que onde você está, é o caminho que você está percorrendo para onde quer chegar!

Mais vale um empreendedor com pouco dinheiro, mas cheio de idéias e pulso firme em sua gestão, do que um milionário incompetente!

Esqueça se você é pequeno ou tem poucos recursos financeiros! O mais importante no início do seu negócio é você adquirir conhecimento, e experiência com seus erros e acertos.

O que eu recomendo pra quem está começando na revenda de roupas, é que busque conhecimento sobre o negócio que deseja montar!

Pra isso, eu e minha equipe trabalhamos duro pra trazer pra você as melhores estratégias de vendas e crescimento do mercado, e os melhores fornecedores de roupas do Brasil.

Tudo isso para que você prospere em sua lojas de roupas, fazendo ela dar muito dinheiro em pouquíssimo tempo! 

Se tiver alguma dúvida sobre a montagem de sua loja, deixe seu comentário que iremos responder assim que possível. Além disso, pode nos chamar à qualquer momento no WhatsApp (11) 94737-0003.

Conte conosco sempre! Estamos aqui para multiplicar suas chances de sucesso!

 

Dicas Para Sacoleiras
Dicas Para Sacoleiras
Somos o maior portal de roupas no atacado da internet! Temos parceria com os melhores fornecedores de roupas do Brás e Bom Retiro em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Goiânia!

11 Comentários

  1. Johnny disse:

    Ótimo artigo!
    Ajudou bastante

  2. Grace Batista disse:

    Adorei as dicas

  3. Grace Batista disse:

    Gostei muito desse artigo, estou pesquisando para abrir uma loja de roupas infantis, aprendi muito. Parabéns pelo artigo.

    • Dicas Para Sacoleiras disse:

      Olá Grace, tudo bem? Muito obrigado por prestigiar nosso trabalho! Para maiores informações sobre fornecedores de roupas infantis, entre em contato conosco através do WhatsApp (11) 94737-0003. Temos parceria com ótimos fabricantes e atacadistas de moda infantil do Brás, Terra Roxa e Santa Catarina.

  4. Luciana disse:

    Excelente!!!!
    Ajudará muito a todos q assim como eu pretende um dia abrir seu próprio negócio.
    Obrigada Rita por tanto carinho.
    Que Deus te Abençoe cada vez mais .

  5. Julyana Valeriano P. Monteiro disse:

    Adorei as dicas super ricas e ditas de forma bem objeto.
    Grata,

  6. […] layout da loja, em sua organização e como as mercadorias estão dispostas! Não adianta pensar em montar uma loja de roupas, sem priorizar o espaço de atendimento do […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *