fbpx
Como atender clientes em uma loja de roupas

Atender clientes em uma loja de roupas parece uma tarefa simples , mas está longe disso! É necessário criar várias estratégias de atendimento, pois além de lidar com diferentes “personas”, cada cliente se comporta de maneira diferente conforme o momento que está vivendo.

Por isso, ao atender clientes em uma loja, diversos fatores devem ser levados em conta:

  • estratégia de atendimento baseado em personas e no “momento do cliente” em sua jornada de compra;
  • estrutura de atendimento da loja;
  • treinamento correto da equipe de vendas;
  • boa apresentação dos vendedores, altamente treinados para ter uma alta performance em vendas;
  • superar as expectativas do cliente para aumentar o valor de suas compras e fidelizá-lo.

Ao atender clientes em uma loja, não foque em um público alvo de maneira generalizada, mas saiba lidar com diferentes personas, pois nenhum cliente é igual ao outro!

Assim, somente dessa forma será possível entender mais à fundo as necessidades dos clientes, oferecendo um atendimento mais personalizado. Para entender um pouco mais sobre esse assunto, leia o nosso artigo sobre como construir personas.

Além disso, através de uma boa conversa, saiba explorar o momento que o cliente está vivendo para entender melhor o que busca, se é algo casual para o dia a dia, ou se é para uma ocasião especial, e que tipo de ocasião seria.

Dessa forma, a combinação do estudo de personas com a análise do momento que seu clientes está vivenciando é a chave para fazer ótimas vendas!

Como atender clientes em uma loja de maneira personalizada

atendimento personalizado em uma loja de roupasUm mesmo cliente busca diferentes tipos de roupas conforme suas necessidades e o momento que está vivenciando.

Por isso, ao atender clientes em sua loja, tenha em mente que nenhum cliente é igual ao outro, e um mesmo cliente procura diferentes tipos de roupas para diferentes ocasiões!

Um bom exemplo de como os públicos se comportam de diferentes maneiras o tempo todo, são as lojas de roupas masculinas!

Um mesmo cliente usa camisas e pólos para sair à noite ou trabalhar, mas também usa shorts estilo surfista e regatas em seu tempo livre, e a abordagem desse cliente deve ser diferente conforme o tipo de roupa que está buscando!

Em uma camisaria por exemplo é comum ver os vendedores com uma vestimenta mais formal, barba bem feita, sem tatuagens à mostra e com uma comunicação verbal bem alinhada, sem gírias.

Isso se deve ao fato de que o cliente, ao procurar uma camisaria está inspirado a estar mais elegante de acordo com seu ambiente social, e a loja é o “portal” para esse ambiente.

Uma outra realidade são as lojas de surfwear e streetwear, onde os vendedores são geralmente mais jovens, tatuagens visíveis, barba por fazer, além de falar algumas gírias comuns entre os jovens, e músicas como reggae, hip hop e rock como som ambiente.

Nessa situação o cliente quer uma roupa mais despojada, para se sentir mais jovem e livre, sem formalidades. Dessa forma, um ambiente mais jovem e descontraído o leva à se sentir mais à vontade, o que o torna mais fácil de ser induzido à comprar!

Por isso, antes mesmo de pensar em que tipo de loja montar deve-se levar em questão qual o seu público e de que maneira gostaria de ser tratado! Pode ser um pouco maçante, mas antes de nos aprofundarmos nas estratégias de como montar uma loja de roupas, iremos dar umas dicas de atendimento para vocês!

Estrutura de atendimento em uma loja

Estrutura de atendimento em uma loja de roupasO que poucos sabem é que o atendimento começa no layout da loja, em sua organização e como as mercadorias estão dispostas! Não adianta pensar em montar uma loja de roupas, sem priorizar o espaço de atendimento do cliente.

Conforme mencionamos anteriormente, a loja é um portal ao ambiente onde o cliente quer se inserir, e deve estar decorada como tal!

Um exemplo são as boutiques com lustres lindos e ambiente perfumado, cheios de glamour para as mulheres que buscam status.

É muito importante conciliar a decoração e o espaço interno com a exposição correta das mercadorias para facilitar o trabalho dos vendedores e otimizar suas vendas.

Seguem abaixo algumas dicas adicionais:

Apresentação do vendedor

Apresentação do vendedor em uma loja de roupasNa hora de se contratar um vendedor muito se pensa em experiência e pouco em perfil, e esse é o grande erro das principais lojas!

Um vendedor deve ser selecionado com características físicas e culturais de maneira à ser influente, um verdadeiro formador de opinião para tirar o máximo proveito de cada cliente e fidelizá-lo.

Assim, deve estar bem vestido, de acordo com o estilo da loja, com boas condições de higiene, prezando sempre pela gentileza e boa educação com o cliente.

O papel de um bom vendedor é na realidade ser o melhor amigo do cliente durante o tempo em que ele está na loja, um amigo que quer ajudá-lo à se vestir melhor, à conseguir a roupa ideal para um evento ou viagem.

Em resumo, a missão de um vendedor de loja é oferecer peças que elevem a auto-estima do cliente, por um preço que ele pode pagar!

Como abordar um cliente na porta da loja

O que dizer para um cliente quando ele entra na lojaMuitos vendedores não sabem o que dizer quando o cliente entra na loja. Antes de mais nada, esqueça o velho “pois não?”, pois é a forma mais hostil de atender clientes em um loja!

A maneira mais educada de abordar um cliente na porta da loja é primeiramente perguntar por seu nome e se apresentar, da mesma maneira que você conhece qualquer pessoa em seu ambiente social ou familiar.

Após isso, convide-o para entrar e ofereça uma água ou café e pergunte sobre o que procura, e de maneira sutil tente entender qual momento esse cliente está vivendo, se procura uma roupa nova pra alguma ocasião especial. Assim, poderá até mesmo fazer um “cross selling” (venda cruzada), oferecendo mais opções e fazendo com que o cliente compre até mais do que pretendia!

Respeitar o espaço do cliente

Respeitar o espaço do clienteA estratégia de insistir na venda é um modelo um tanto quanto ultrapassado, a única coisa que irá conseguir é expulsar o cliente da loja!

É necessário analisar seu comportamento e linguagem corporal, se é tímido ou extrovertido para saber como tratá-lo, para que fique mais à vontade para escolher suas roupas e fazer uma bela compra.

Um tratamento agressivo por parte do vendedor pode ser um tanto quanto hostil para o cliente, que acaba perdendo a vontade de comprar e consequentemente procurando uma outra loja.

Procure ser o mais sutil possível em sua estratégia de vendas, como se estivesse ali pra auxiliar seu cliente no que precisa, e não pra vender e bater metas! Cliente odeia vendedor grudento!

Oferecer informações para o cliente

Como auxiliar o cliente em suas comprasUma boa sacada para vender é doutrinar o cliente, dando dicas de como se vestir, valorizando detalhes da roupa que são tendências e quais as melhores marcas.

Lembre-se que o vendedor está à disposição para ajudar o cliente, vender é mera consequência e será a premiação por sua competência!

Além de todas essas dicas, não podemos deixar de lado o básico!

Ao atender clientes em uma loja de roupas, é necessário acompanhá-lo durante toda a sua jornada de compra.

Procure dialogar seu cliente desde a escolha das peças, oferecendo opções enquanto está no provador e no caixa, utilizando de uma conversa rápida para deixar seu cartão para ajudá-lo sempre que precisar.

Após isso, carregue suas sacolas até a porta da loja, cumprimentando-o, agradecendo-o e parabenizando pela compra.

Nessas horas uma sacada de gênio é deixar um cartão de visitas da loja para fidelizar o cliente e fazer com que o mesmo indique a loja para amigos e familiares.

Além disso, no caixa, procure fazer um breve cadastro do cliente com seu número de WhatsApp, para informá-lo sobre novidades e liquidações!

Como aumentar suas vendas através de um bom atendimento

Como aumentar as vendas em sua loja de roupasComo pudemos ver, está cada vez mais difícil vender na maneira tradicional.

Hoje um bom vendedor de roupas tem de ser na verdade uma espécie de personal stylist, analisando à fundo as necessidades do cliente, se comportando de maneira cada vez mais altruísta e empática!

As lojas que antes adotavam as velhas maneiras de se vender estão fechando as portas. Saiba inovar e entender o que as pessoas precisam!

Lembre-se bem que um vendedor tem de ter um servo dentro de si, sempre à disposição em ajudar, e procurando prever as necessidades do cliente antes mesmo que ele pronuncie qualquer palavra!

Bom, é isso aí pessoal! Se gostaram dessas dicas, compartilhe esse texto com sua equipe de vendas para aprimorar seu atendimento, e fazer suas vendas decolarem!

Para maiores informações sobre a revenda de roupas, ou onde comprar roupas no atacado, fale com um de nossos consultores GRATUITAMENTE!

Para falar conosco pelo WhatsApp, basta clicar no botão abaixo:

Precisa de ajuda, ou tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat